Sashimi de Salmão

Ingredientes

Ingredientes
- 1 quilo de salmão em filé grosso

Para o molho
- shoyu
- gengibre ralado em ralo fino
- wassabi

Para decorar
- nabo ou pepino ralado
- cenoura ralada
- cebolinhas verdes
Modo de Preparo

1 - O primeiro passo é encontrar um peixe realmente fresco. Compre a parte que está mais próxima à cabeça, se não for fazer inteiro. É o melhor pedaço para este prato. Aproveite a cabeça para o dashi, o caldo do missoshiro. Peça a seu fornecedor que o prepare para sashimi. Ele deverá cortar 2 filés grossos e cada um deles em dois pedaços, no sentido longitudinal, segundo a espessura da carne.
2 - Limpe o filé, retirando as partes escuras. Use uma faca bem afiada. Depois, apalpe com a ponta dos dedos, em busca de espinhos e retire-os (é só puxar)
3 - Corte em fatias não muito finas. Os peixes mais moles, como o salmão, são cortados em fatias mais grossas. Somente os peixes brancos são cortados em fatias quase transparentes.
4 - Cuidadosamente, arrume as fatias numa travessa ou bandeja, ou em pratinhos individuais. Decore a seu gosto com o nabo, a cenoura e o que mais sua imaginação desejar. Cada conviva preparará seu próprio molho a gosto, apenas deixe sobre a mesa os ingredientes.

Dicas

O maior segredo do sashimi é a faca. Há facas especiais, verdadeiras preciosidades.. Os amantes do sashimi não podem viver sem as suas. São importadas do Japão e custam caro, apesar de não serem de material inoxídável e necessitarem de constante cuidado para não perder o corte. Sua faca de cozinha fará o mesmo trabalho, não com tanto charme, é claro! O mais importante para que o processo fique perfeito, é o corte da faca, que deve estar bem afiado.
Mantenha um pano molhado a seu lado enquanto corta e vá limpando a faca a cada 3 ou 4 cortes.
Wassabi é uma raiz de aroma muito forte e sabor extremamente ardido. É vendido em pó, para ser misturado a água, ou em pasta, já pronto para ser usado.